ERA SAMUEL??



...Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. (1 Samuel 28:12)

A parte da leitura de 1 Samuel 28. 7-20 surgem várias pergunta interessantes nas quais os que estudam a Bíblia tentam responde-las... Tais perguntas como : Por que Saul foi consultar uma adivinha no qual ele mesmo tinha exterminada  as tais antes?, Saul viu a Samuel? , Porque Deus não respondeu Saul?, Era realmente Samuel aquela aparição com base espíritas?.

A resposta (Samuel voltou a viver?) , no entanto, conseguimos perceber nos detalhes do texto...Concordamos esse trecho retirado do blog : bibliaseensina.com.br.

Não é o profeta Samuel que fala com Saul em 1 Samuel 28, mas sim um demônio que se disfarçou e falou palavras para atormentá-lo!

Veja também

 

Veja que no versículo 8 Saul pede à mulher que faça subir um espírito familiar (e não o espírito de Samuel), para por meio deste espírito familiar fazer adivinhações.

E Saul se disfarçou, e colocou outras vestes, e ele foi, e com ele dois homens e, de noite, vieram à mulher; e ele disse: Rogo-te que me adivinhes pelo espírito familiar, e mo faças subir, a quem eu te der o nome. (versão King James Fiel 1611)

O espírito maligno disfarça-se de Samuel para enganar Saul e atormentá-lo (Leia 1 Sm 28:20 e 2 Co 11:14). Este espírito poderia ser muito bem o mesmo que Deus havia permitido atormentá-lo antes (1 Sm 16:14,23).

O que muito nos intriga é que, à partir do versículo 16, este espírito fala exatamente como se fosse o próprio profeta Samuel, o que nos dá a entender que era ele mesmo, se não prestarmos atenção aos detalhes.

Primeiro, o espírito disfarçado de profeta Samuel afirma que Saul seria derrotado numa guerra próxima justamente porque Yahweh já havia permitido isso, e não estava mais protegendo Saul (1 Sm 28:17-19).

Segundo, o espírito só repete as palavras que Samuel já havia dito a Saul em vida, imitando o profeta de Deus, portanto não há nada de se surpreender nisso.

Por último, o demômio fala à Saul no versículo 19 que "amanhã tu e os teus filhos estarão comigo". Ora, não há dúvida quanto à salvação eterna do profeta Samuel, mas todo o contexto nos indica que o rei Saul não foi para o mesmo caminho após a morte, então como ele poderia estar com Samuel depois de morrer?

(A não ser que Saul tenha sido salvo por pura misericórdia divina, quanto a isso não posso afirmar).

Tudo isso nos mostra que os suditos de satanás são especialistas em imitação, engano e mentira, e se não prestarmos atenção, vigiando e mantendo nosso foco em Jesus, quem sabe sejamos enganados também de alguma forma (Ap 12:9; 2 Co 2:10-11; 11:3).

Todo esta explicação do contexto em volta da cena nos mostra claramente que o profeta Samuel não voltou dos mortos, e portanto não foi ele quem falou com Saul em 1 Samuel 28.

em breve teremos um artigo mais detalhado